FANDOM


Virtude é uma qualidade moral particular. É "uma disposição habitual e firme para fazer o bem" (CCIC, n. 377). Para S. Gregório de Nissa, "o fim de uma vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus".

A virtude na doutrina cristãEditar

Existem numerosas virtudes que se relacionam entre si tornando virtuosa a própria vida. No Cristianismo, existem 2 categorias de virtudes:

  • as virtudes humanas que "são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas". Elas regulam os atos humanos, ordenam as paixões humanas e guiam a conduta humana segundo a razão e a . "Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos", os cristãos acreditam que estas virtudes "são purificadas e elevadas pela graça divina" (CCIC, n. 378).
  • as virtudes teologais, cuja origem, motivo e objeto imediato são o próprio Deus. Os cristãos acreditam que elas são infundidas no homem com a graça santificante, e que elas tornam os homens capazes de viver em relação com a Santíssima Trindade. Elas fundamentam e animam "o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas". Para os cristãos, elas são "o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano" (CCIC, n. 384). As virtudes teologais são três: , esperança e caridade.

Entre as virtudes humanas são constantemente destacadas as virtudes cardeais: a prudência, considerada a virtude-mãe por ser instrumental e a base de todas as outras virtudes humanas; a justiça, uma "constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" (CCIC, n. 381); a fortaleza que "assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem" (CCIC, n. 382); e a temperança que pode ser descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres. Estas quatro virtudes são consideradas as principais por serem os apoios à volta dos quais giram as demais virtudes humanas.

A doutrina cristã destaca também constantemente as 3 virtudes teologais: a que consiste na confiança e na entrega livre do Homem a Deus, na aceitação e no acreditar das verdades reveladas por Ele e na consequente realização livre da vontade divina; a esperança que consiste no desejo e espera vigilante da vinda da vida eterna e do Reino de Deus prometidos por Jesus Cristo; e por fim, a caridade que, sendo considerada a mais importante e o fundamento de todas as virtudes e o «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), consiste no amor "a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus" (CCIC, n. 388).

Ver tambémEditar

45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Virtude. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória