FANDOM


Teonas de Alexandria foi o patriarca de Alexandria, entre os anos de 282 e 300.

Deu especial atenção à escola de Alexandria, nomeando Achillas como seu diretor. Esta mostrou ser uma decisão acertada, em virtude da grande capacidade do professor, tanto na filosofia quanto na piedade pessoal[1].

Chegou a nós uma suposta carta de Teonas a Luciano, camareiro de Diocleciano. Mas há acordo, entre os estudiosos, a respeito da falsidade de tal documento[2].

É venerado como santo pelas Igrejas Copta, Católica Romana e Ortodoxa sendo sua festa celebrada no dia 23 de agosto.


Precedido por:
Máximo
Patriarca de Alexandria
282300
Sucedido por:
Pedro I


NotasEditar

  1. Eusébio, História Eclesiástica, VII, 32, 30, pp. 321, 322.
  2. Prinzivalli, "Teonas de Alexandria", p. 1346.


Ligações externas Editar


Referências Editar

  • EUSÉBIO de Cesaréia. Church History. Em: Eusebius Pamphilius: Church History, Life of Constantine, Oration in Praise of Constantine. Ed. Philip Schaff. Trad. Rev. Arthur Cushman McGiffert. Grand Rapids, MI: Christian Classics Ethereal Library, 2005.
  • PRINZIVALLI, E. "Teonas de Alexandria". Dicionário Patrístico e de Antigüidades Cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Teonas de Alexandria. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória