Fandom

Cristianismo Wiki

Septuaginta

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Arquivo:Lxx Minorprophets.gif

Septuaginta é o nome de uma tradução da Torá, (Escrituras Hebraicas) para o idioma grego, feita no século III a.C.. Ela foi encomendada por Ptolomeu II (287 a.C.-247 a.C.), rei do Egito, para ilustrar a recém inaugurada Biblioteca de Alexandria.

A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a lenda, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.

A Septuaginta foi usada como base para diversas traduções da Bíblia.

Edições impressasEditar

Todas as edições impressas da Septuaginta são derivadas de três antigas cópias.

  • A edição de Aldine (iniciada por Aldus Manutius) publicou-se em Veneza em 1518. O texto é mais perto do Codex B do que o Complutensian. O editor diz que ordenou os manuscritos antigos mas não os especifica. Foi reimpresso diversas vezes.

Ver tambémEditar

Links externosEditar


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Septuaginta. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória