FANDOM

Sínodo do cadáver, também conhecido como Julgamento do Cadáver ou ainda, em latim Synodus Horrenda é o nome pelo qual ficou conhecido o episódio do julgamento póstumo do papa Formoso que se deu na basílica de São João de Latrão em janeiro de 897.

Para o julgamento, conforme algumas fontes, o corpo de Formoso foi exumado e posto num trono e então, Estêvão VI, seu sucessor, pode imputar ao cadáver de Formoso as acusações, lendo-as diante do inerte corpo.

ContextoEditar

Era um período de rápida sucessão de pontífices. Normalmente os papas eram eleitos tendo como pano de fundo a política local de Roma e suas facções.

Formoso foi bispo de Porto (uma das suburbicárias de Roma) durante o pontificado de Nicolau I. Promoveu missões entre os búlgaros e teve sucesso, tanto que foi solicitado a ser o bispo dos novos convertidos. Não houve permissão de Nicolau I para tanto já que para ser bispo na Bulgária teria Formoso que deixar sua sé de Porto e o 15º cânon do concílio de Nicéia proibia tal mudança de sede.

Em 875, logo após a coroação de Carlos, o calvo, Formoso foi a Roma encontrar-se com o então papa João VIII. Alguns meses depois, em 876, no concílio de Santa Maria Rotunda, João VIII trouxe um série de acusações contra Formoso, acusou-o de ter influenciado negativamente os búlgaros a ponto destes não mais aceitarem o bispo enviado pela sé de Roma; que Formoso conspirava para tomar o papado de João VIII e, por fim, que ele havia abandonado sua sede de Porto e conspirava contra Carlos. Formoso foi excomungado. Em outro concílio, que teve lugar em Troyes (França) João confirmou a excomunhão. De acordo com Auxílio de Nápoles, um autor do século X, Formoso estava presente nesse concílio e pediu perdão aos bispos presentes, e, pelo levantamento da pena de excununhão jurou tornar-se leigo, não mais entrar em Roma ou tentar reassumir sua antiga sede de Porto. Por outro lado, há outra versão que diz que Formoso não esteve presente ao concílio e tal serviu, sim, para confirmar sua excomunhão.

Após a morte de João VIII, Formoso reassumiu o bispado de Porto onde permaneceu até ser eleito papa em 6 de outubro de 891. Essas antigas disputas com João VIII formaram o libelo acusatório do Sínodo do Cadáver. De acordo com o historiador Liutprand de Cremona, do século X, Estêvão VII perguntou ao cadáver por que ele desejou apoderar-se da sede da Igreja Universal (Roma) com tanta ambição após a morte de João VIII (de acordo com o papa João, Formoso tentou apoderar-se do papado quando João ainda vivia). Mais duas acusações foram feitas ainda: de ter cometido perjúrio e de ter exercido o ofício de bispo quando leigo. O que guarda relação com o referido juramento do concílio de Troyes.

Contexto ImediatoEditar

Ao que tudo indica o Sínodo do Cadáver teve uma motivação política. Formoso coroou Lambert de Espoleto co-regedor do Sacro Império Romano-Germânico em 892. O pai de Lambert, Guy III de Spoleto havia sido coroado por João VIII. Em 893, Formoso, preocupado com as possíveis agressões de Guy III, convidou o carolíngio Arnolfo de Caríntia a invador a Itália e receber a coroa imperial. A invasão de Arnolfo falhou e Guy III morre logo depois. Em 895 Formoso convida novamente Arnolfo a invadir Roma e, no ano seguinte, Arnolfo cruza os Alpes e chega a Roma onde é coroado por Formoso, com isso o exército franco parte e Formoso e Arnolfo morrem logo depois. Formoso foi sucedido por Bonifácio VI, que morreu semanas depois. Lambert e sua mãe, a imperatriz Ageltrudes entram em Roma mais ou menos na mesma época em que Estêvão VI é coroado papa. E aí tem lugar o Sínodo do Cadáver. Formoso sempre foi pró-carolíngio e a coroação de Lambert em 892, ao que parece, foi contra sua vontade. Após a morte de Arnolfo e o colapso da autoridade carolíngia em Roma Lambert entra em Roma e força Estêvão a convocar concílio tanto para reafirmar sua reivindicação sobre a coroa como para promover uma espécie de vingança póstuma contra Formoso.

Também no FANDOM

Wiki aleatória