Fandom

Cristianismo Wiki

Profetas do Islã

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Nota: Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores.
Série

Islã
Mosque02 svg.png
História do Islão

Cinco pilares

Profissão de fé
Oração · Tributo · Jejum
Peregrinação

Figuras centrais

Muhammad
Companheiros de Muhammad
Casa de Muhammad
Profetas do Islã

Textos e lei

Alcorão · Suna · Hadith
Biografias de Muhammad
Charia · Fatwa Jurisprudência

Ramos do Islão

Islão Sunita · Islão Xiita
Kharijitas

Cidades sagradas
Meca · Medina · Jerusalém

Najaf · Karbala · Qom Mashhad

Aspectos sócio-culturais

Arte · Arquitectura
Calendário · Ciência · Filosofia
Fundamentalismo Islâmico Jihad ·Sufismo

Ver também

Vocabulário do Islão
Cronologia do Islão
Índice de artigos sobre Islã


O Alcorão identifica uma série de homens como Profetas do Islão. Os muçulmanos acreditam que estes indivíduos receberam de Allah (Deus) a missão especial de orientar os seres humanos no caminho do monoteísmo e do bem. Muitos destes profetas são também referidos nos textos sagrados do Judaísmo e do Cristianismo.

O Islão distingue dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular: nabi) e os que para além desta função lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular: rasul, "mensageiro"). Neste último tipo de profeta encontra-se, por exemplo, Musa (Moisés) que recebeu como escritura revelada a Torá.

Adam (Adão) foi o primeiro profeta; após a sua expulsão do Jardim do Éden Deus perdoou a sua falta, razão pela qual o Islão não aceita o conceito de pecado original. O penúltimo profeta foi Isa (Jesus), que os muçulmanos acreditam ter profetizado a vinda de Muhammad (Maomé). Os muçulmanos aceitam o nascimento de Isa a partir de uma virgem, mas não acreditam que ele tenha morrido na cruz; em vez disso outra pessoa morreu no seu lugar e Isa ascendeu ao céu.

Todos os profetas são humanos e não seres divinos. Os muçulmanos devem acreditar em todos eles, sem fazer qualquer tipo de distinção. Quando um muçulmano se refere ao nome de um profeta ele acrescenta "que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele" em sinal de respeito.

Cinco profetas são alvo de particular reverência no Islão: Nuh (Noé), Ibrahim (Abraão), Musa (Moisés), Isa (Jesus) e Muhammad (Maomé), que foi o último profeta, sendo por isso conhecido como o Selo dos Profetas.

Profetas no Alcorão Editar

Os seguintes vinte e cinco homens são apresentados como profetas no Alcorão; os seus nomes bíblicos em língua portuguesa encontram-se entre parênteses.

Profetas do Islão no Alcorão
AdãoIdrisNuh HudSalehIbrahimLutIsmail IshaqYaqubYusufAyub Mosque.png
آدمادريسنوحهودصالحابراهيملوطاسماعيلاسحاق يعقوبيوسفأيوب
AdãoEnoqueNoéÉberSelá AbraãoIsmaelIsaacJacóJosé

Shoaib MusaHarunDhul-KiflDaudSulayman IlyasAl-YasaYunusZakariyaYahya Isa Muhammad
شعيبموسىهارون ذو الكفلداود سليمانإلياساليسع يونسزكريايحيىعيسىمحمد
JetroMoisésAarãoEzequielDavidSalomãoElias EliseuJonasZacariasJoão BatistaJesusMaomé
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Profetas do Islão. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória