Fandom

Cristianismo Wiki

Prelazia de Goiás

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

A Diocese de Goiás (Dioecesis Goiasensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Goiânia e ao Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Goiânia. A episcopal está na Catedral de Santana, na cidade de Goiás, no estado de Goiás.

HistóricoEditar

A Prelazia de Goiás foi criada pelo Papa Bento XIV no dia 6 de dezembro de 1745, por meio da bula Candor lucis aeternae, desmembrada da então Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No dia 15 de julho de 1826, pela bula Sollicita Catholici gregis cura, do Papa Leão XII, foi elevada a diocese.

No dia 18 de novembro de 1932, a bula Quae in faciliorem, do Papa Pio XI, elevou a diocese à dignidade de arquidiocese e Sede Metropolitana.

O Papa Pio XII, no dia 26 de março de 1956, pela bula Sanctissima Christi voluntas, extinguiu Arquidiocese de Goiás. Nesta mesma data, pela bula Quo gaudio, o Papa criou a nova Diocese de Goiás, desmembrada da antiga Arquidiocese de Goiás e da Prelazia de Bananal, também extinta no mesmo dia.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Prelazia de Goiás. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória