FANDOM


Papa João XI (910? — dezembro de 935) foi papa de março de 931 a de dezembro de 935.

Era filho do primeiro casamento de Marócia com Alberico I de Espoleto. Através de intrigas da mãe, que governava Roma, foi eleito Papa em Março de 931, ficando completamente sob a influência da Senatrix et Patricia romana. Para fortalecer o seu poder, Marócia casou com o cunhado Hugo, rei da Provença e Itália, levando a um governo tiranico em Roma.

Uma forte oposição apareceu entre os nobres, liderados por Alberico II, filho mais novo de Marócia. Esta foi presa e o marido fugiu. Alberico tornou-se o novo governante de Roma, dando ao Papa apenas o poder de exercer os seus deveres espirituais. Todas as outras juridisções inerentes ao cargo pontifício foram exercidas por Alberico. João XI refugiou-se nos monges de Cluny e, em agradecimento concedeu à Congregação vários privilégios, tornando-a mais tarde, um poderoso agente da reforma da Igreja. Amava a música e agraciou com sua proteção a muitos artistas.

Nuvola apps ksig Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Estêvão VIII
Znak vatikan
Papa

126.º
Sucedido por
Leão VII
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa João XI. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória