FANDOM


Adriano VI
Flag of the Vatican City.svg

Papa da Igreja Católica

Hadrian VI.jpg
Ordem: 219º papa
Inicio do Pontificado: 9 de Janeiro de 1522
Fim do Pontificado: 14 de Setembro de 1523
Predecessor: Leão X
Sucessor: Clemente VII
Data de nascimento: 2 de Março de 1459
Local de nascimento: Utrecht
Data de falecimento: 14 de Setembro de 1523
Local de falecimento: Roma
Nome de baptismo: Adrian Dedel
Ordenado padre: ?
Sagrado bispo: ?
Sagrado cardeal: 1 de Julho de 1517

Adriano VI, batizado Adrian Dedel ou Adrian Florentsz, (Utrecht, 2 de março de 1459Roma, 14 de Setembro de 1523) foi Papa de 9 de Janeiro de 1522 até a data da sua morte, nasceu em uma família humilde.

Na Universidade de Lovaina seguiu filosofia, teologia e direito canónico, tornando-se doutor em teologia em 1491, deão de S. Pedro e mesmo reitor da universidade. Em 1507 foi nomeado perceptor do jovem arquiduque Carlos de Gand, futuro Carlos V, que tinha sete anos, sendo enviado à Espanha em 1515 em missão diplomática.

Adriano e o Cardeal Cisneros governaram a Espanha. Após a morte de Cisneros, foi nomeado em 1516 bispo de Tortosa e em 14 de Março de 1518, inquisidor-mor de Castela e Aragão, cargo que manteve até partir de Tarragona para Roma em 4 de Agosto de 1522. Quando Carlos V partiu para os Países Baixos em 1520 deixou Adriano regente de Espanha. Em 1517 o Papa Leão X ordenou-o cardeal.

Em 9 de Janeiro de 1522 foi quase unanimemente eleito papa. Coroado na basílica de S. Pedro em 31 de Agosto aos 63 anos, seguiu o caminho reformista. Tentou acabar com alguns abusos; mas na sua tentativa de melhorar o sistema de indulgências foi travado pelos seus cardeais.

A referência numa das suas obras de que os papas poderiam cometer erros em matéria de fé (haeresim per suam determinationem aut Decretalem assurondo) merece atenção. Os Católicos argumentam que se trata de uma opinião privada, não um pronunciamento ex cathedra, e daí não surgir conflito com o dogma da infalibilidade papal, enquanto outros argumentam que a "ex cathedra" é muito mais recente século XIX.

Faltou-lhe algum espírito de integração nos processos burocráticos e jogos de poder da Cúria Romana. Por isto, e também por ser estrangeiro era muito impopular em Roma.

Em 14 de Setembro de 1523 faleceu, após um pontificado bastante curto. Adriano VI foi o último papa não italiano até ao Papa João Paulo II ser escolhido em 1978.

Publicou Quaestiones in quartum sententiarum praesertim circa sacramenta (Paris, 1512, 1516, 1518, 1537; Roma, 1522), e Quaestiones quodlibeticae XII. (1a ed., Luvaina, 1515).


Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Leão X
Znak vatikan.png
Papa

219.º
Sucedido por
Clemente VII
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa Adriano VI. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória