FANDOM


Adriano I foi Papa entre os anos de 772 e 795.

"Adriano I foi um grande papa e um grande rei, digno de ser amigo do maior gênio político da Idade Média. A figura de Adriano I não empalidece ante a figura de Carlos Magno." Diz com entusiasmo o historiador Chantrel.

Órfão desde a mais tenra idade, Adriano foi educado à sombra da Igreja. Eleito Papa em 1 de fevereiro de 772, teve de enfrentar a má fé do último rei lombardo, Desidério, e de Leão IV de Bizâncio. Com a morte de Carlomano, irmão de Carlos Magno, Desidério queria que o Papa coroasse o filho de Carlomano, ainda menor. Seria a guerra civil. Desidério subornou alguns nobres e atacou Roma. O papa Adriano recorreu então a Carlos Magno, que foi a Roma com fervor religioso (Páscoa de 774), renovou solenemente a doação de territórios, feita por Pepino o Breve, seu pai e proclamou-se "rei dos Lombardos" e "patrício dos romanos".

O ex-rei Desidério, vencido em 774 e aprisionado, retirou-se, humilhado, para o convento de Corbeia e sua esposa fez-se monja. Contam os cronistas desta época tão conturbada que ele teria terminado seus dias em vida santa, e o teria feito milagres.

No Oriente, Leão IV, filho de Coprônimo, continuava a feroz perseguição às imagens, até a morte. A imperatriz Irene de Bizâncio amenizou as leis iconoclastas e reuniu o Sétimo Concílio Ecumênico (Nicéia,787), com 300 bispos, presidido pelos legados romanos. Foi instituído o culto das imagens, com imenso júbilo dos fiéis. Paulo, o patriarca herético bizantino, converteu-se, tornando-se um monge famoso pela oratória e saber teológico que os fiéis consultavam.

Adriano guiou a Igreja com firmeza na disciplina e na fé. Condenou o "adocianismo" de Elipando, bispo de Toledo, que ensinava ser Jesus apenas filho adotivo de Deus. Reconstruiu os muros de Roma (380 torres) e os aquedutos, protegeu as artes e a agricultura. Morreu no Natal de 795, após 23 anos de glorioso reinado.

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Estêvão IV
Znak vatikan.png
Papa

96.º
Sucedido por
Leão III
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa Adriano I. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória