FANDOM


O Jesus histórico, é Jesus de Nazaré reconstruído pelos historiadores através do método histórico. Este método usa a Alta Crítica para analizar os textos evangélicos, principal fonte para a biografia de Jesus, juntamente com textos fontes não canônicas para reconstruir o contexto histórico do primeiro século.

Este método não incluem axiomas teológicos ou religiosos, nem presupõem a infalibilidade bíblica. Embora as reconstruções variem, elas geralmente concordam sobre estes pontos básicos: Jesus era um judeu professor [1], que atraiu um pequeno grupo de galileus e, após um período de ministério, foi crucificado pelos romanos na Palestina durante a governo de Pôncio Pilatos.

A busca pelo Jesus histórico iniciou-se com o trabalho de Hermann Samuel Reimarus. [2] Das diversas corrente sde interpretação histórica, existem ainda os pesquisadores que defendem que de fato não existem evidências históricas da existência de Jesus de Nazaré. [3]

NotasEditar

  1. Harrison, John B. e Richard E. Sullivan. A short history of Western civilization. New York: Knopf. 1975.
  2. McKnight, Scot (1996). "Who is Jesus? An Introduction to Jesus Studies", in Michael J Wilkins, J P Moreland: Jesus Under Fire. Zondervan, 53.
  3. La Sagesse. Jesus Cristo Nunca Existiu, Paris 1996.


Andrej Rublëv 001.jpg   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Jesus histórico‎. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória