FANDOM


O artigo Islão e outras religiões pretende abordar as diferentes posições tomadas por governantes e teólogos muçulmanos face às outras religiões. Ao longo dos séculos essas atitudes oscilaram entre a tolerância e a perseguição.

Perspectiva islâmica de outras religiões Editar

Judaísmo e cristianismo Editar

De acordo com o islão, todas as nações receberam o seu mensageiro e instruções de Allah. No entanto, na interpretação dos muçulmanos, os seguidores de Moisés ganharam a ira de Allah por terem adorado um bezerro de ouro, episódio relatado no Êxodo e mais tarde no livro de Esdras, e os cristãos seguiram por caminhos desviados por adorarem Jesus Cristo.

Muhammad foi enviado durante um tempo de escuridão espiritual para restabelecer o monoteísmo que existia desde o primeiro homem, mas que foi corrompido ou esquecido pelos seres humanos.

Algumas partes do Alcorão atribuem diferenças entre muçulmanos e não-muçulmanos à tahref-ma'any, uma "corrupção do significado" das palavras. Nesta perspectiva, a Torá e o Novo Testamento cristão são verdadeiros mas os judeus e os cristãos equivocam-se quanto ao significado das suas próprias Escrituras, e necessitam assim do Alcorão para entenderem claramente a vontade de Deus. No entanto, outras partes do Alcorão tornam claro que muitos judeus e cristãos usaram deliberadamente versões alteradas das suas escrituras, e tinham alterado a palavra de Deus. Esta crença foi desenvolvida durante a polémica medieval islâmica, e é hoje corrente quer no Islão Sunita quer no Islão Xiita. Esta doutrina é conhecida como tahref-lafzy, "a corrupção do texto".

Religiões não-monoteístas Editar

Em contraste com a tolerância do islão pelo judaísmo e pelo cristianismo, em relação a outras religiões, como, por exemplo, o hinduísmo, o islão aparenta ser bem menos tolerante. Porém, em períodos da história o islão conviveu pacificamente com outras religiões não-monoteístas. O imperador muçulmano Akbar, que viveu na Índia em meados do século XVI, promoveu uma instituição chamada "casa da religião" onde hindus, jainistas, zoroastrianos e padres jesuítas se deveriam reunir para falar de Deus e empregou muitos hindus como seus ministros. Para alguns muçulmanos, o ateísmo, o politeísmo e outras visões holísticas são perspectivas a ser erradicadas.

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Islão e outras religiões. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória