Wikia

Cristianismo Wiki

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Discussão0
754 pages em
Este wiki

O Templo de Porto Alegre, Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma igreja de fundamentação cristã, com características restauracionistas e cujos membros são conhecidos popularmente como mórmons. O nome oficial da igreja se refere a Jesus Cristo como seu líder e a conversão dos fiéis, ou santos, à igreja, na última dispensação -- de onde surge a referência aos últimos dias. O termo santos é a mesma denominação usada na época que Jesus Cristo veio a Palestina (veja Atos 9:13, 9:32,9:41 e 26:10).

MórmonEditar

Predefinição:Santos dos Últimos Dias O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos membros dessa igreja, deriva do nome do profeta Mórmon, que é um dos autores e compiladores das escrituras que formaram O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Apesar de os termos mórmon e mormonismo serem aceitos pela própria igreja, a denominação oficial recomendada para os fiéis é santos dos últimos dias, ou o acrônimo em português "SUD" e em inglês LDS (Latter-day Saints). No Brasil atualmente existem quase 1 milhao de membros. (928.926 membros da Igreja em 31 Dezembro 2006).

A sua sede fica situada no estado de Utah (o qual foi fundado pelo povo mórmon), nos Estados Unidos da América, na cidade de Salt Lake City. Está presente em mais de 160 países e hoje possui quase 13 milhões de seguidores, dos quais mais de metade estão fora dos EUA (dados oficiais de Abril de 2007). A igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, incluindo informações sobre a sua árvore genealógica; estas informações são importantes devido à crença na possibilidade da salvação dos antepassados, através do batismo vicário feito pelos seus descendentes. A salvação só poderá ser alcançada se os antepassados aceitarem o Evangelho no "mundo espiritual", lugar onde o espírito dos mortos aguardam a ressurreição.

Os Santos dos Últimos Dias é um movimento religioso restauracionista iniciado no século 19 nos Estados Unidos da América e liderado inicialmente por Joseph Smith Jr, definido pelos seus seguidores como primeiro Profeta desta época.

HistóriaEditar

Joseph Smith, aos 14 anos de idade, após querer saber a qual igreja da sua época se filiar, retirou-se para ler a Bíblia em seu quarto quando leu em Tiago 1:5 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, qua todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-a dada." Refletindo sobre o que lera, Joseph retirou-se em oração e afirmou ter recebido uma visão na manhã de primavera de 1820, num bosque próximo à sua casa, na qual Deus e Jesus Cristo lhe ordenaram que não se filiasse a nenhuma das igrejas existentes, mas que restaurasse a verdadeira igreja. Esta visão é conhecida como a Primeira Visão.

A tradição desta igreja diz que Joseph Smith encontrou uma coleção de placas de ouro gravadas, e as traduziu para o inglês, dando origem ao chamado Livro de Mórmon, que constitui a base de fé da igreja. O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos Santos dos Últimos Dias, deriva do nome do profeta Mórmon, que teria sido um dos autores e compiladores das escrituras que formaram o Livro.

Em 1830 foi fundada a igreja, que rapidamente cresceu, gerando uma série de violentas e sangrentas perseguições e assasinatos que culminaram no assasinato a sangue frio de Joseph Smith e seu irmão Hyrum em 1844. Nao tendo fim a religião por morte de seu lider, como pensavam os conspiradores e dando maior força aos seus seguidores. Hoje por causa dos missionários que em geral são jovens entre 19 e 26 anos, é a religião cristã que mais cresce no mundo.

Os jovens mórmons acima de 19 anos são incentivados pela liderança da Igreja a servir missão de tempo integral, deixando seus lares por dois anos, trabalho esse voluntário, levando a mensagem do evangelho restaurado em diversos países do mundo.

Seguem algumas de suas crenças básicasEditar

Doutrina Editar

Estátua de Cristo no Centro de Visitantes na Praça do Templo de Salt Lake City

Livro de Mórmon, edição de 1980

Joseph Smith Jr. resumiu a doutrina da Igreja em treze pontos fundamentais conhecidos como Regras de Fé, a saber:

  1. Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.
  2. Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
  3. Cremos que por meio do sacrifício expiatório de Cristo, toda a humanidade pode ser salva pela obediência às leis e às ordenanças do Evangelho.
  4. Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: a fé no Senhor Jesus Cristo; o arrependimento; batismo por imersão para a remissão dos pecados; a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo.
  5. Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, pela profecia e pela imposição das mãos por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as sua ordenanças.
  6. Cremos na mesma organização que existia na igreja Primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
  7. Cremos no dom das línguas, da profecia, da revelação, das visões, da cura, da interpretação das línguas, etc.
  8. Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, por quanto seja traduzida corretamente; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.
  9. Cremos em tudo o que Deus tem revelado, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele revelará ainda muitas coisas grandes e importantes relativas ao Reino de Deus.
  10. Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das doze tribos, que Sião (a Nova Jerusalém) será edificada no continente americano, que Cristo reinará pessoalmente sobre a terra e que a terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
  11. Pretendemos o privilégio de adorar o Deus Todo-Poderoso segundo os ditames da nossa consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde e o que quiserem.
  12. Cremos na submissão aos reis, aos presidentes, aos governantes e aos magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei.
  13. Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens: na realidade podemos dizer que seguimos à admoestação do apóstolo Paulo: crer em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, temos suportado muitas coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável,de boa fama ou louvável, nós a procuraremos.

História Editar

Os Santos dos Últimos Dias professam a seguinte História:

  • Primavera de 1820 - Deus o Pai e Jesus Cristo aparecem a Joseph Smith Jr., então um menino de 14 anos, em resposta à sua oração (Joseph perguntou por meio de oração qual Igreja estava certa a fim de saber a qual se unir)
  • 21 de setembro de 1823 - O anjo Morôni visita Joseph Smith Jr. e lhe dá instrução e informação com respeito da Igreja de Jesus Cristo e as placas de ouro que contêm o Livro de Mórmon.
  • 22 de setembro de 1827 - O anjo Morôni, na Colina Cumorah (Condado de Ontário, Estado de Nova Iorque, EUA) entrega a Joseph Smith Jr. as placas de ouro a fim de que Joseph as traduza

A Primeira Visão - Deus o Pai e Jesus Cristo aparecem ao menino Joseph Smith Jr. na primavera de 1820

O anjo Morôni, na Colina Cumorah, Nova York, entrega a Joseph Smith Jr. as placas de ouro em 1823

  • 26 de março de 1830 - O Livro de Mórmon é publicado.
  • 6 de abril de 1830 - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é organizada em Fayette, Nova Iorque nos Estados Unidos da América por Joseph Smith.
  • 9 de junho de 1830 - Realiza-se a Primeira Conferência da Igreja.
  • Abril de 1830 - Samuel Smith torna-se o primeiro missionário da Igreja.
  • 4 de fevereiro de 1831 - Chamado do primeiro Bispo da Igreja (Edward Partridge).
  • 3 de agosto de 1831 - Dedicação do local do Templo em Independence, Missouri.
  • 18 de março de 1833 - A Primeira Presidência é organizada pela primeira vez.
  • 18 de dezembro de 1833 - Joseph Smith Sr. chamado como o primeiro Patriarca da Igreja.
  • 17 de fevereiro de 1834 - Organizada a primeira Estaca da Igreja.
  • 14 de fevereiro de 1835 - O Conselho dos Doze é organizado pela primeira vez, com o chamado de doze Apóstolos.
  • 28 de fevereiro de 1835 - O Primeiro Quorum dos Setenta é organizado.
  • 27 de março de 1836 - Dedicação do primeiro Templo da Igreja, em Kirtland, Ohio.
  • 20 de julho de 1837 - Organizada a primeira Missão da Igreja - a Missão Britânica.
  • 26 de abril de 1838 - O nome definitivo da Igreja é fixado - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
  • 25 de abril de 1839 - Comprados os primeiros terrenos onde os Mórmons viriam a erigir a cidade de Nauvoo, no Illinois (efectivamente estabelecida a 16 de Dezembro de 1840).
  • 24 de outubro de 1841 - Orson Hyde, do Conselho dos Doze, em Jerusalém, dedicou a Palestina para o regresso dos Judeus.
  • 1 de março de 1842 - São publicadas as Regras de Fé, treze pontos que definem as crenças básicas da Igreja, no periódico Times and Seasons.
  • 17 de março de 1842 - É organizada a Sociedade de Socorro, uma organização feminina que hoje inclui todas as mulheres da Igreja, tornando-se assim a maior organização feminina do mundo.
  • 27 de junho de 1844 - Joseph Smith Jr. e o seu irmão Hyrum Smith são assassinados em Carthage, Illinois. Inicia-se um período de desorganização do movimento que culminará em diversas ramificações;
  • 8 de agosto de 1844 - Brigham Young assume a liderança da Igreja, sendo o presidente do Conselho dos Doze, sendo apoiado pela maioria dos seus membros.
  • 4 de fevereiro de 1846 - Os Mórmons começam a abandonar a cidade de Nauvoo, para fugir às perseguições.
  • 1 de maio de 1846 - O Templo de Nauvoo (o segundo erigido pela Igreja) é dedicado, já com os Mórmons a caminho do Oeste.
  • 24 de julho de 1847 - Os Mórmons, liderados por Brigham Young, chegam ao Vale de Lago Salgado (Salt Lake Valley), naquilo que se viria a tornar o Estado de Utah.
  • 5 de dezembro de 1847 - Brigham Young torna-se o segundo Presidente da Igreja, com a reorganização da Primeira Presidência.
  • 9 de setembro de 1850 - Criado o Território de Utah, por decisão do Congresso americano, com Brigham Young como Governador.
  • Maio de 1851 - Publicação do Livro de Mórmon em Dinamarquês, a primeira lingua além do Inglês em que o livro é publicado.
  • 11 de novembro de 1851 - Criada a Universidade do Estado de Deseret (hoje Universidade de Utah) em Salt Lake City.
  • 14 de fevereiro de 1853 - Iniciada a construção do Templo de Salt Lake City, que se viria a prolongar por quarenta anos.
  • 12 de fevereiro de 1870 - As mulheres em Utah recebem o direito de voto, sendo este um dos primeiros estados ou territórios a conceder este direito às mulheres.
  • 16 de outubro de 1875 - Fundada a Academia Brigham Young, que mais tarde se chamaria Universidade Brigham Young, em Provo, Utah
  • 29 de agosto de 1877 - Brigham Young morre em Salt Lake City, com 76 anos.
  • 24 de setembro de 1890 - Foi publicado o Manifesto encerrando a prática do Casamento Plural (poligamia), sendo que eram raros os casos de poligamia mesmo antes dessa data.
  • 6 de abril de 1893 - Após mais de 40 anos de construção, o Templo de Salt Lake City é finalmente terminado, e dedicado.* 13 de novembro de 1894 - A Sociedade Genealógica de Utah é organizada.
  • 4 de janeiro de 1896 - Utah é elevado à categoria de Estado.
  • 1 de abril de 1898 - Inez Knight e Lucy Brimhall são as primeiras missionárias da Igreja a ser oficialmente chamadas. Servem uma missão em Inglaterra.
  • Fevereiro de 1907 - Reed Smoot, membro do Conselho dos Doze, eleito para o Senado Americano em 1903, finalmente toma o seu lugar neste orgão governativo, tornando-se o primeiro mórmon Senador.
  • 25 de novembro de 1952 - Ezra Taft Benson, do Conselho dos Doze Apóstolos, foi nomeado Secretário de Estado (Ministro) da Agricultura durante os dois mandatos de Dwight D. Eisenhower como Presidente dos Estados Unidos.
  • 1 de maio de 1966 - A primeira Estaca na América do Sul é organizada em São Paulo, Brasil.
  • Novembro de 1974 - William Grant Bangerter chega a Lisboa, Portugal, como primeiro presidente desta recém criada missão.
  • 9 de junho de 1978 - Uma carta da Primeira Presidência foi emitida, anunciando que o Sacerdócio poderia ser concedido a todos os homens dignos da Igreja, independentemente de raça ou cor, maiores de doze anos de idade. A 30 de Setembro seria aceita por voto de apoio em Conferência Geral da Igreja e incorporada como Declaração Oficial - 2 na Doutrina & Convênios.
  • Julho de 1978- Helvécio Martins, um executivo do Rio de Janeiro, no Brasil, é o primeiro negro a ser ordenado ao Sacerdócio, após a publicação da "Declaração Oficial - 2".
  • 30 de outubro de 1978 - Dedicado o Templo de São Paulo, no Brasil, primeiro neste país.
  • 18 de fevereiro de 1979 - Criada a milésima Estaca da Igreja, em Nauvoo, Illinois.
  • 10 de julho de 1981 - Criada a primeira Estaca de Portugal, em Lisboa.
  • 1 de abril de 1982 - O número de membros da Igreja ultrapassa os 5 milhões.
  • 16 de outubro de 1988 - Criada a Estaca de Manaus, Brasil, a 1 700ª Estaca da Igreja.
  • 28 de fevereiro de 1996 - Pela primeira vez na História da Igreja, existem mais membros fora dos Estados Unidos do que neste país.
  • Novembro de 1997 - A Igreja ultrapassa os 10 milhões de membros.
  • 1 de julho de 1998 - O Mormon Tabernacle Choir atua em Portugal pela primeira vez.
  • 1999 - Portugal atingiu os 35 000 membros, tornando-se o segundo país da Europa continental em número de membros da Igreja, estando a Alemanha em primeiro.
  • 19 de março de 1999 - Dedicado o Templo de Madrid, Espanha, que serve também os membros da Igreja em Portugal.
  • 1 de outubro de 2000 - Dedicado o 100º Templo em operação da Igreja, em Boston, Massachusetts.

Aspectos gerais Editar

Alguns membros usam um anel, com as letras "CTR" significando "Conserve tua rota", que serve como lembrança de guardar os mandamentos

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias o clero é formado por cada membro digno, independente de formação eclesiástica específica. "Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes." (Doutrina e Convênios | Seção 1:23)

Na Igreja, servem homens e mulheres em cargos de liderança, cade membro é incentivado a "crescer em graça e sabedoria" e se capacitar a servir na Igreja, entretanto o Sacerdócio é dado somente aos homens dignos da Igreja. A partir dos 12 anos, todo membro do sexo masculino, considerado digno, pode ajudar a cuidar dos vários deveres da igreja. Aos 12 anos, o jovem pode ser ordenado ao Sacerdócio Aarônico (ou 'menor') e, aos 18 anos o Sacerdócio de Melquisedeque (ou 'maior').

Os cargos eclesiásticos na Igreja são voluntários e não são remunerados. Apenas os cargos administrativos (ocupados por membros ou não, como funcionários registrados) recebem remuneração pelo seu serviço (Engenheiros Civis, Pedreiros, Administradores etc.). Alguns missionários que atuam em tempo integral recebem ajuda de custo (alimentação e moradia) mas eles são incentivados a custear sua própria missão. As famílias dos Santos dos Últimos Dias participam nos muitos programas patrocinados pela congregação em sua localidade, ou Ala. Em nível congregacional, os élderes, os bispos e os presidentes das estacas (distritos) supervisionam os bem-organizados assuntos da igreja. Um conselho de 12 apóstolos viajantes, cuja sede para reuniões fica em Salt Lake City, tem jurisdição mundial. Por fim, o Presidente da Igreja — apoiado como profeta, vidente e revelador — e dois conselheiros compõem o corpo que preside a igreja, chamado de Primeira Presidência.

Várias ordenanças afetam a vida dos mórmons devotos. O batismo por imersão, que significa arrependimento e obediência, pode ocorrer depois que o membro completa oito anos (idade em que a criança já tem alguma capacidade de escolher). Depois disso os membros podem participar de ordenanças nos Templos da Igreja (atualmente pouco mais de 100 em todo o mundo, sendo 5 no Brasil), tal como o Templo de Salomão. A cerimônia da investidura no templo envolve uma série de convênios. O casamento no Templo, também conhecido como "selamento", é cosiderado o mais desejável dos convênios realizados por um mórmon. Eles acreditam que ao fazer e honrar esse convênio transforma o seu casamento civil (e temporal) em eterno, ou seja, "para o tempo e para toda a eternidade" e não "até que a morte os separe".

Crêem que cada ser humano, por ser um filho de Deus, tem potencial para ser um deus depois da ressurreicão e depois de sua exaltacão, e que todos nasceram e viveram nos céus junto ao Deus Supremo e Exaltado (que outrora também fora humano). "O próprio Deus já foi como nós somos agora — ele é um homem exaltado, entronizado em céus distantes!" - (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, compilado por Joseph Fielding Smith, pp. 336) Crêem que para progredir, devem vir a Terra e viver nela.

Existem duas ramificações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que se formaram após a morte do Profeta Joseph Smith e perduraram até a presente data, sendo: A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mudado posteriormente o nome para Comunidade de Cristo, que também acreditam no Livro de Mórmon e em Doutrina e Convênios, com exceção das ordenanças pelos mortos, já que alegam que foi uma revelação local para aquela época e não para toda a Igreja. Também os Mórmons Fundamentalistas, outra ramificação que perdurou até os dias de hoje. Esses últimos acreditam na lei bigama revelada a Joseph Smith e até a presente data continuam praticando a poligamia secretamente em Utah e outros estados vizinhos, embora a lei americana proiba tal prática.

Organização e liderança da igrejaEditar

Quórum dos doze ApostolosEditar

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Quórum dos Doze Apóstolos existe desde a sua restauração. Quando da morte de Joseph Smith Jr. em 1844, o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos era Brigham Young. Recebendo a responsabilidade de presidir a Igreja, Young enfatizou que, conforme a autorização de Joseph Smith, o Quórum dos Doze seria o governo central da igreja sob a Primeira Presidência.

Historicamente, o membro mais antigo do Quórum dos Doze Apóstolos assume a presidência da Igreja quando o presidente falece. O presidente então escolhe dois conselheiros. O segundo membro mais velho então é designado como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, e um novo apóstolo é chamado. Nos casos em que o segundo membro mais velho é chamado como conselheiro, um presidente interino é chamado dentre os doze apóstolos.


Membros do Quórum dos Doze original, antes de 1844Editar

Joseph Smith Jr., profeta, vidente e revelador e primeiro Presidente da Igreja

Brigham Young, segundo Presidente da Igreja

Esta é a lista de membros do quórum antes de 1844. A lista inclue a data em que cada apóstolo foi ordenado. Em alguns casos, a data de batismo é usada, pois a data de ordenação é desconhecida. Em negrito, apóstolos que se tornaram presidentes da igreja.

  • Joseph Smith, Jr (6 de Abril de 1830)
  • Thomas B. Marsh (26 de Abril de 1835)
  • David W. Patten (15 de Fevereiro de 1835)
  • Brigham Young (14 de Fevereiro de 1835)
  • Heber C. Kimball (14 de Fevereiro de 1835)
  • Orson Hyde (15 de Fevereiro de 1835)
  • William E. McLellin (15 de Fevereiro de 1835)
  • Parley P. Pratt (21 de Fevereiro de 1835)
  • Luke S. Johnson (15 de Fevereiro de 1835)
  • William Smith (15 de Fevereiro de 1835)
  • Orson Pratt (26 de Abril de 1835)
  • John F. Boynton (15 de Fevereiro de 1835)
  • Lyman E. Johnson (14 de Fevereiro de 1835)
  • John E. Page (19 de Dezembro de 1838)
  • John Taylor (19 de Dezembro de 1838)
  • Wilford Woodruff (26 de Abril de 1839)
  • George A. Smith (26 de Abril de 1839)
  • Willard Richards (14 de Abril de 1840)
  • Lyman Wight (8 de Abril de 1841)
  • Amasa M. Lyman (Agosto de 1842)

1844 à atualidade Editar

Lista dos Membros do Quórum dos Doze Apóstolos

Esta é a lista dos membros do Quorum na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias ordenados depois de 1844, listados com a data de suas ordenações. Em alguns casos, a data de batismo é usada, pois a data de ordenação é desconhecida. Em negrito, os Apóstolos que foram chamados como presidentes da Igreja.

  • Ezra T. Benson (16 de Julho de 1846)
  • Charles C. Rich (12 de Fevereiro de 1849)
  • Lorenzo Snow (12 de Fevereiro de 1849)
  • Erastus Snow (12 de Fevereiro de 1849)
  • Franklin D. Richards (12 de Fevereiro de 1849)
  • George Q. Cannon (26 de Agosto de 1860)
  • Joseph F. Smith (1 de Julho de 1866)
  • Brigham Young, Jr. (4 de Fevereiro de 1864)
  • Albert Carrington (3 de Julho de 1870)
  • Moses Thatcher (9 de Abril de 1879)
  • Francis M. Lyman (27 de Outubro de 1880)
  • John Henry Smith (27 de Outubro de 1880)
  • George Teasdale (16 de Outubro de 1882)
  • Heber J. Grant (16 de Outubro de 1882)
  • John W. Taylor (15 de Maio 1884)
  • Marriner W. Merrill (7 de Outubro de 1889)
  • Anthon H. Lund (7 de Outubro de 1889)
  • Abraham H. Cannon (7 de Outubro de 1889)
  • Matthias F. Cowley (7 de Outubro de 1897)
  • Abraham O. Woodruff (7 de Outubro de 1897)
  • Rudger Clawson (10 de Outubro de 1898)
  • Reed Smoot (8 de Abril de 1900)
  • Hyrum Mack Smith (24 de Outubro de 1901)
  • George Albert Smith (8 de Outubro de 1903)
  • Charles W. Penrose (7 de Julho de 1904)
  • George F. Richards (9 de Abril de 1906)
  • Orson F. Whitney (9 de Abril de 1906)
  • David O. McKay (9 de Abril de 1906)
  • Anthony W. Ivins (6 de Outubro de 1907)
  • Joseph Fielding Smith (7 de Abril de 1910)
  • James E. Talmage (8 de Dezembro de 1911)
  • Stephen L. Richards (18 de Janeiro de 1917)
  • Richard R. Lyman (7 de Abril de 1918)
  • Melvin J. Ballard (7 de Janeiro de 1919)
  • John A. Widtsoe (17 de Março de 1921)
  • Joseph F. Merrill (8 de Outubro de 1931)
  • Charles A. Callis (12 de Outubro de 1933)
  • J. Reuben Clark (11 de Outubro de 1934)
  • Alonzo A. Hinckley (11 de Outubro de 1934)
  • Albert E. Bowen (8 de Abril de 1937)
  • Sylvester Q. Cannon (14 de Abril de 1938)
  • Harold B. Lee (10 de Abril de 1941)
  • Spencer W. Kimball (7 de Outubro de 1943)
  • Ezra Taft Benson (7 de Outubro de 1943)
  • Mark E. Petersen (20 de Abril de 1944)
  • Matthew Cowley (11 de Outubro de 1945)
  • Henry D. Moyle (10 de Abril de 1947)
  • Delbert L. Stapley (5 de Outubro de 1950)
  • Marion G. Romney (11 de Outubro de 1951)
  • LeGrand Richards (10 de Abril de 1952)
  • Adam S. Bennion (9 de Abril de 1953)
  • Richard L. Evans (8 de Outubro de 1953)
  • George Q. Morris (8 de Abril de 1954)
  • Hugh B. Brown (10 de Abril de 1958)
  • Howard W. Hunter (15 de Outubro de 1959)
  • Gordon B. Hinckley (5 de Outubro de 1961) (Vivo)
  • N. Eldon Tanner (11 de Outubro de 1962)
  • Thomas S. Monson (10 de Outubro de 1963) (Vivo)
  • Boyd K. Packer (9 de Abril de 1970) (Vivo)
  • Marvin J. Ashton (2 de Dezembro de 1971)
  • Bruce R. McConkie (12 de Outubro de 1972)
  • L. Tom Perry (11 de Abril de 1974) (Vivo)
  • David B. Haight (8 de Janeiro de 1976)
  • James E. Faust (1 de Outubro de 1978)
  • Neal A. Maxwell (23 de Julho de 1981)
  • Russell M. Nelson (7 de Abril de 1984) (Vivo)
  • Dallin H. Oaks (3 de Maio 1984) (Vivo)
  • M. Russell Ballard (10 de Outubro de 1985) (Vivo)
  • Joseph B. Wirthlin (9 de Outubro de 1986) (Vivo)
  • Richard G. Scott (6 de Outubro de 1988) (Vivo)
  • Robert D. Hales (7 de Abril de 1994) (Vivo)
  • Jeffrey R. Holland (23 de Junho de 1994) (Vivo)
  • Henry B. Eyring (6 de Abril de 1995) (Vivo)
  • Dieter F. Uchtdorf (7 de Outubro de 2004) (Vivo)
  • David A. Bednar (7 de Outubro de 2004) (Vivo)
  • Quentin L. Cook (7 de Outubro de 2007) (Vivo)

Membros atuaisEditar

Atualmente, são estes os membros do Quórum dos Doze Apóstolos:


  • Élder Boyd K. Packer - (Ordenado Apóstolo Em 1970) Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos desde 1994
  • Élder L. Tom Perry (Ordenado em 1974)
  • Élder Russell M. Nelson (1984)
  • Élder Dallin H. Oaks (1984)
  • Élder M. Russell Ballard (1985)
  • Élder Joseph B. Wirthlin (1986)
  • Élder Richard G. Scott (1988)
  • Élder Robert D. Hales (1994)
  • Élder Jeffrey R. Holland (1994)
  • Élder Dieter F. Uchtdorf (2004)
  • Élder David A. Bednar (2004)
  • Élder Quentin L. Cook (2007)

A Primeira Presidência tem três apóstolos como seus membros mas eles não fazem parte do Quórum dos Doze. Thomas S. Monson é o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, mas sendo um conselheiro da Primeira Presidência, ele não serve ativamente neste chamado e não é atualmente um contado no Quórum dos Doze Apóstolos. Quando um Apóstolo é chamado como conselheiro, outro Apóstolo é designado para completar o quorum e um dos integrantes desse quorum é apontado como Presidente Interino em seu lugar.

Os setenta

Existe também na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o quórum de "Setentas" (deve ter no máximo setenta componentes), é a mesma organização instituída por Jesus Cristo quando esteve na Palestina e chamou setentas homens para pregar o evangelho.

Na Bíblia: "Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir." (Bíblia | Evangelho de Lucas 10:1)

Em Doutrina e Convênios: "Os Setenta também são chamados para pregar o evangelho e ser testemunhas especiais junto aos gentios e em todo o mundo — diferindo assim dos outros oficiais da igreja nos deveres de seu chamado." (Doutrina e Convênios | Seção 107:25)

Com o crescimento da Igreja, existe mais de um Quórum de Setentas, sendo parte deles com componentes que servem exclusivamente à Igreja até o fim de suas vidas, em outros Quóruns os membros servem temporariamente, podendo ser desobrigados após um tempo de serviço voluntário.

Cada Setenta tem o título de "Elder" ou "ancião" em português. O termo Elder nada mas é do que uma referência ao ofício do Sacerdócio ao qual portam. Servem em diversas partes do mundo, recebendo instruções do quórum dos doze apóstolos e do profeta vivo, repassando essas instruções às autoridades locais da Igreja (Presidentes de Estaca ou Distrito, e Bispos ou Presidentes de Ramo).

Ver tambémEditar

Ligações externasEditar

A Igreja no Brasil Editar

Templos no Brasil Editar

Outros recursos Editar

  • GrupoSUD.com Site não oficial para amigos membros Santos dos Últimos Dias. BATE-PAPO, música e fazer amizades em GrupoSUD.com
  • Show do Mormão É um jogo online de perguntas e respostas baseado na doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
  • Mormons.blog.br Site não oficial contendo testemunhos de membros da Igreja, música, vídeos e experiências missionárias.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória