Fandom

Cristianismo Wiki

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

755 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Nota: Se procura outra denominação Anglicana no Brasil , consulte Igreja Anglicana no Brasil.


A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é uma província eclesiástica da Comunhão Anglicana que abrange todo o território do Brasil. A província é formada por nove dioceses, cada uma delas dirigida por um bispo, dentre os quais um é eleito como bispo primaz.

HistóriaEditar

A presença anglicana no Brasil iniciou em 1810 com algumas capelanias. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é fruto da união de três grupos anglicanos que se estabeleceram no Brasil.

Os primeiros anglicanos que aqui chegaram foram cidadãos britânicos no período Joanino e Império, e formaram diversas capelas. A segunda leva de imigrantes anglicanos ocorreu com a migração de japoneses de fé anglicana para São Paulo; consequentemente, a maioria dos anglicanos no estado são japoneses descendentes ou natos. Missionários norte-americanos vieram da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1890, de linha evangélica e com o apoio presbiteriano, estabelecendo-se em Pelotas no Rio Grande do Sul.

A Missão Americana emancipou suas igrejas em 1907 e estas se fundiram com as capelas inglesas em 1955, formando a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, autônoma e afiliada à Comunhão Anglicana.

Tornou-se uma província eclesiástica autônoma em 1965, até então estava sob a supervisão metropolitana do Arcebispo da Cantuária.

Seus cultos seguem a liturgia anglicana, semelhante à missa católica. Sua doutrina é eclética e abrange evangélicos, anglo-católicos e liberais, é forte apoiadora do movimento ecumênico. É administrada por um governo epicospal. Atualmente é uma igreja de alinhamento teológico moderado para liberal e litúrgico voltado ao anglo-catolicismo.

Possui hoje (2006) 90 paróquias e 150 missões, em 9 dioceses e com cerca de 20.000 membros.

Dioceses e distrito missionárioEditar

Bispos primazesEditar

# Nome Período Diocese
Bispos primazes
Dom Maurício José Araújo de Andrade 2006 — atualidade Diocese de Brasília
Dom Orlando Santos de Oliveira 2003 — 2006 Diocese de Porto Alegre
Dom Glauco Soares de Lima 1993 — 2003 Diocese de São Paulo
Dom Olavo Ventura Luiz 1986 — 1992
Dom Arthur Rodolpho Kratz 1972 — 1984
Dom Egmont Machado Krischke 1965 — 1971

Presidentes da Câmara de Clérigos e LeigosEditar

Nome Período Diocese
Presidentes da Câmara de Clérigos e Leigos
Rev. Luiz Alberto Barbosa 2006 — atualidade Diocese de Brasília
Rev. Francisco de assis da Silva 2003 — 2006 Diocese Meridional
Revda. Dilce Regina Paiva de Oliveira 2000 — 2003 Diocese de Pelotas

Secretários geraisEditar

Nome Período Diocese
Secretários gerais
Rev. Francisco de Assis da Silva 2006 — atualidade Diocese Meridional
Sra. Cristina Takatsu Winishofer 2003 — 2006
Rev. Maurício José Araújo de Andrade 1994 — 2003

Ver tambémEditar

Ligações externasEditar



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Igreja Episcopal Anglicana do Brasil‎. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória