Fandom

Cristianismo Wiki

I Macabeus

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Antigo Testamento
Genesis in a Tamil bible from 1723.jpg
Pentateuco
Gênesis (Gen, Gn)
Êxodo (Ex)
Levítico (Lev, Lv)
Números (Num, Nm)
Deuteronômio (Deut, Dt)
Livros históricos
Josué (Jos)
Juízes (Juí, Jz)
Rute (Rut)
I Samuel (I Sam)
II Samuel (II Sam)
I Reis (I Re)
II Reis (II Re)
I Crônicas (I Cron)
II Crônicas (II Cron)
Esdras (Esd)
Neemias (Ne)
Tobias (Tob, Tb) *
Judite (Jdt) *
Ester (Est)
I Macabeus (I Mac, I M) *
II Macabeus (II Mac, II M) *
Livros Sapienciais
(Jó)
Salmos (Sal, Sl)
Provérbios (Prov, Pr)
Eclesiastes (Ecl, Ecle)
Cântico dos Cânticos (Cant, Ct)
Sabedoria (Sab) *
Eclesiástico (Ecli, Eclo) *
Livros Proféticos
Isaías (Is)
Jeremias (Jer, Jr)
Lamentações (Lam)
Baruc (Bar, Ba) *
Ezequiel (Ez)
Daniel (Dan, Dn)
Oséias (Os)
Joel (Joel, Jl)
Amós (Am)
Obadias (Abd, Ab)
Jonas (Jon, Jn)
Miquéias (Miq, Mi)
Naum (Na)
Habacuque (Hab, Ha)
Sofonias (Sof, So)
Ageu (Ag)
Zacarias (Zac, Za)
Malaquias (Mal, Ml)
* são deuterocanônicos

I Macabeus é um dos livros deuterocanônicos do antigo testamento da Bíblia. Possui 16 capítulos.

Os dois livros dos Macabeus são assim denominados por causa do apelido do mais ilustre filho de Matatias, Judas, chamado o Macabeu ("Martelo").

Tais livros não constam na Bíblia Hebraica e são considerados apócrifos pelos judeus e pelas Igrejas protestantes. Na Igreja Católica, porém, foram incluídos nas listas dos sete livros deuterocanônicos.

Ambos os livros foram transmitidos em grego, mas o Primeiro Livro dos Macabeus teria sido, provavelmente, traduzido de um original hebraico, que se perdeu.

O tema geral dos dois livros é o mesmo: descrevem as lutas dos judeus, liderados por Matatias e seus filhos, contra os reis sírios (selêucidas) e seus aliados judeus, pela libertação religiosa e política da nação, opondo-se aos valores do helenismo.

O Primeiro Livro dos Macabeus ocupa-se de um período mais amplo da guerra de libertação do que o Segundo Livro dos Macabeus. Começa com a perseguição de Antíoco Epífanes (175 a.C.) e vai até a morte de Simão (134 a.C.), o último dos filhos de Matatias.

Depois de uma breve introdução sobre os governos de Alexandre Magno e seus sucessores (1,1-9), o autor passa a mostrar como Antíoco Epífanes tenta introduzir à força os costumes gregos na Judéia (1,10-63). Descreve a revolta de Matatias (2,1-70), cuja bandeira da libertação passa primeiro a Judas Macabeu (3,1-9,22), depois a seu irmão Jônatas (9,23-12,53) e por fim a Simão (13,1-16,24).

Graças a estes três líderes, a liberdade religiosa é recuperada, o país torna-se independente por um breve período e o povo torna a gozar de paz e tranqüilidade.

Embora não faça parte da Bíblia Hebraica, os dois livros são muito estimados dentro do judaísmo e de grande valor para a história dos israelitas, além de serem utilizados como fontes de consulta pelos teólogos protestantes, sendo considerado uma prova do cumprimento das profecias do livro de Daniel.

Ver tambémEditar

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em I Macabeus. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória