FANDOM


Graça é um conceito teológico presente no judaísmo e no cristianismo. Definido como o dom gratuito de Salvação dada por Deus por sua misericórdia à humanidade. Desde todos os tempos, Deus, por amor, quis revelar-se à humanidade e conceder-lhe todos os bens necessários à sua existência.

Origem do vocábulo "Graça" Editar

Este vocábulo provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm. No tempo dos nossos avós, costumava-se dizer "qual é a sua graça?" para perguntar "como você se chama?" Este costume, que ainda se mantem em alguns lugares, vinha da cerimônia de batismo dos católicos, na qual o indivíduo se torna cristão e, segundo a fé religiosa, recebe a graça de Deus e junto com a graça, o nome. Gracioso significa, portanto, cheio de graça. A palavra grátis derivado do latim gratiis (pelas graças, gratuitamente) e gratificar, que no Século XV equivalia a agradecer.

Tipos de Graça Editar

  • Graça é um dom de ordem natural ou sobrenatural dado por Deus ao homem, unicamente por sua iniciativa, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido.
  • Graças atuais. São intervenções divinas atribuídas especialmente ao Espírito Santo, de iluminação da mente ou movimentação da vontade, que permitem operar o bem e enveredar pelos caminhos da santidade. A graça actual leva o pecador à conversão e a pessoa em estado de graça à procura e ao exercício dos meios de santificação. A graça actual pode ser “eficiente” se uma vez acolhida produz o seu efeito; é “suficiente” quando, recusada ou não aproveitada, fica sem produzir efeito.
  • Graça santificante. É o princípio da vida sobrenatural, que nos faz participantes da Natureza Divina; ser filhos adoptivos de Deus; ser irmãos de Jesus Cristo; ser justos e agradáveis a Deus; ser capazes de merecer sobrenaturalmente; ser capazes de penetrar na intimidade do próprio Deus; ser templos do Espírito Santo.
  • A graça santificante é como que a estrutura da vida sobrenatural. Com ela nos são concedidas as capacidades de operar sobrenaturalmente, a saber: as virtudes infusas ou sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. O seu exercício, impulsionado pelas graças actuais, faz parte dos principais meios de santificação. O progresso neste exercício leva aos frutos do Espírito Santo e às bem-aventuranças. A graça santificante perde-se pelo pecado mortal, mas não pelo pecado venial ou imperfeições.
  • Estado de graça. Assim se chama o estado da pessoa que, pela graça santificante, vive na amizade de Deus e, se nela morrer, vai para o Céu.
  • Graça é um favor imerecido.


Andrej Rublëv 001.jpg   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Graça. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória