Fandom

Cristianismo Wiki

Glossolalia

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Pentecoste Giotto Padua.jpg

O mais marcante relato de Glossolalia, no contexto cristão, ocorre no dia de Pentecostes.

Glossolalia (do grego γλώσσα, "glóssa" [língua]; λαλώ, "laló" [falar]) ou dom de línguas (o uso do nome depende da denominação religiosa) é um fenômeno onde o indivíduo crê expressar-se em uma língua desconhecida.

A glossolalia é presente em contexto não-religioso e marcantes para algumas religiões (como na antiga religião grega) e entre alguns grupos cristãos (tais como pentecostais, neopentecostais e a Renovação Carismática Católica). O significado religioso da capacidade de falar em línguas desconhecidas ("estranhas") enquanto oram (ou rezam) varia. Essa prática no Cristianismo é narrada pela primeira vez na Bíblia em Atos dos Apóstolos 2:1-3.

Religiões não-cristãsEditar

DelphicSibylByMichelangelo.jpg

A sibila Dafne

Antes do cristianismo, diversos grupos religiosos praticavam formas de glossolalia. No Oráculo de Delfos, a sibila (sacerdotisa do deus Apolo) falava com estranhos sons que se supunham ser mensagens do deus. Alguns textos gnósticos do período do império romano possuem fórmulas silábicas como "t t t t t t t t n n n n n n n n n d d d d d d d..." etc. Crê-se que tais seriam transliterações de sons feitos por glossolalia.

Atualmente religiões como o Espiritismo apresentam fenômenos semelhantes, incluindo manifestações de Xenoglossia. Fenômenos de glossolália são observados também no xamanismo, no vodu haitiano, em algums grupos judaicos hassídicos e entre os sufi muçulmanos.

CristianismoEditar

Abordagem CientíficaEditar

Nos anos 70, o fenômeno atraiu a comunidade acadêmica, com estudos publicados pela antropóloga Felicitas Goldman e pelo linguista William Samarin. Goldman descreveu a ocorrência da glossolalia em situações distintas e Samarin considerou a glossolalia não constituía uma língua per se nos parâmetros conhecidos da ciência linguística. Recente pesquisa (2006) da Universidade da Pensilvania descobriu que quando um indívíduo produz glossolalia, a área do cérebro que controla a linguagem não é ativa, assim não possui controle sobre o sujeito. O fenômeno ainda está a ser estudado e desperta a curiosidade da ciência e do público familiar com a prática.

Através de inúmeros estudos realizados pela parapsicologia, tem se chegado à conclusão que o fenômeno da glossolália ou xenoglossia pode ser resultado das faculdades humanas, visto que podem ser induzidos através de hipnose, euforia, transe, etc. ; fora de ambientes religiosos. Portanto, atribuir ao além este tipo de fenômeno, poderia ser considerado como certa ingenuidade causada pelo desconhecimento científico.

Os lingüistas concordam que a esmagadora maioria dos fenômenos gravados e analisados não apresenta um número suficiente de características de uma língua para serem aceitos como tais. (Ver, por exemplo, William J. Samarim, "Tongues of Men and Angels: The Religious Language of Pentecostalism", 1972, caps 4-6).

Ver tambémEditar


BibliografiaEditar

  • Carlyle May, L. A survey of Glossolalia and Related Phenomena in Non-Christian Religions. American Anthropologist 1956 Vol.58: 75-96
  • F. Goodman, "Phonetic Analysis of Glossolalia in Four Cultural Settings," Journal for the Scientific Study of Religion (1969), Pages 227 to 239.

--- "Speaking in Tongues. A Cross-Cultural Study of Glossolalia," University of Chicago Press, (1972).

  • W. Samarin, "Tongues of Men and Angels. The Religious Language of Pentecostalism," Macmillan (1972).

--- "Variation and Variables in Religious Glossolalia," Language in Society, (1972), 1:121-130. --- "Glossolalia as Regressive Speech," Language and Speech (1973), 16:77-89. --- "Review of Goodman (1972)," Language (1974), 5:207-213.

  • Andrew Newberg, Nancy Wintering, Donna Morgan, and Mark Waldman, "The Measurement of Regional Cerebral Blood Flow During Glossolalia: a Preliminary SPECT Study." Psychiatry Research: Neuroimaging for 2006-NOV.
Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Glossolalia. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória