FANDOM


Gabriel Vahanian (nascido em 1927) é um teólogo naturalizado estado-unidense, mas de origem francesa. Concluiu tanto o seu mestrado quanto o doutorado em Princeton.

Vahanian teve seu nome associado ao de Thomas Altizer, Paul van Buren e William Hamilton no movimento da teologia da morte de Deus ou ateísmo cristão. Entretanto, esta associação - na opinião de estudiosos como Gibellini - teria sido "uma verdadeira desventura historiográfica"[1]. A confusão se deu em virtude de um livro de Vahanian, publicado em 1961, intitulado "A morte de Deus". Neste livro, Vahanian simplesmente chegava "à conclusão, fenomenológica e cultural, de que Deus está morto na cultura ocidental"[2] Analisando a questão da secularização, o teólogo levanta hipóteses semelhantes às de Dietrich Bonhoeffer, propondo um cristianismo não-religioso. Sendo assim, não há relação real entre a teologia de Vahanian e o ateísmo cristão.

NotasEditar

  1. Gibellini, p. 142.
  2. Gibellini, p. 142.


ReferênciasEditar


Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Gabriel Vahanian. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória