FANDOM


Friedrich Gogarten (Dortmund, 13 de Janeiro de 1887 - Göttingen, 16 de Outubro de 1967) foi um teólogo alemão, ligado ao movimento conhecido como teologia dialética.

Pastor luterano numa paróquia em Stenzeldorf, Gogarten passou a ser livre-docente na Universidade de Jena a partir de 1925. Já em 1935, transferiu-se para a Universidade de Göttingen, onde permaneceu até se aposentar.

Para efeitos de análise, pode-se classificar a sua produção acadêmica em duas fases: o primeiro Gogarten (1914-1937), com textos ligados à fase dialética, e o segundo Gogarten (1948-1967), que desenvolve a temática da secularização. O período de silêncio entre as fases (1937-1948) deveu-se a uma enfermidade, "mas também a uma profunda crise existencial decorrente de sua adesão, se bem que passageira, ao nacional-socialismo"[1].

Notas Editar

  1. Gibellini, p. 124.


Referências Editar

  • GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998.


Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Friedrich Gogarten. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória