FANDOM


Diácono é uma função na igreja cristã, geralmente associada a algum tipo de serviço, que pode ser diferente entre tradições denominacionais. Em algumas igrejas, o diaconato é um ministério oficial clérigo, em outros é um ministério para leigos.

A palavra diácono (e diaconisa) é derivada da palavra do grego antigo διάκονος (diákonos), geralmente traduzida como "ministro", "ajudante", "servidor" ou "garçom". A palavra ocorre 30 vezes no Novo Testamento e geralmente traduzida como "ministro" e aparece em outras 70 palavras relacionada ao mesmo radical no sentido de "ministrar" ou "ministério", poucas em um sentido técnico que associe a funções especializadas na igreja.

Acredita-se que a função de diácono originou na separação dos sete homens, com a finalidade de ajudar no trabalho de caridade da igreja cristã primitiva, como registrado em Atos 6:1, entretanto não existem evidências claras a respeito dessa afirmação.

Diaconisas também são citadas na Bíblia como Febe em Romanos 16:1 e em outras passagens como em Lucas 8:1-3, nessa com profundo significado, além de outras na literatura paulina. Em textos extra bíblicos, como na carta de Plínio o Novo, governador da Bitínia, em carta ao imperador Trajano, no ano de 111 d.C. relata como interrogou e torturou duas servas chamadas diaconisas, podendo estar se referindo a posição delas na sociedade ou na comunidade cristã. O termo "diakonissa" se desenvolveu em função distinta do diácono quando a função se tornou litúrgica nas igrejas.

Diaconato na Igreja Católica Romana Editar

Na Igreja Católica, é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - os que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenho ocorrido a no mínimo 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamento, além de fazer homilias e pregações.

Cristãos católicos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.

É um ministério excelente de origem apostólica: Atos 6,1-6; Filêmon 1,1; 1 Timóteo 3,8-13, adotado por várias denominações evangélicas, onde têm funções semelhantes ao do catolicismo.

Foram responsáveis pelas primeiras comunidades cristãs, e hoje colocam-se ao serviço da comunidade como bons servidores.

Ver também Editar

  • Denominações cristãs
  • Catolicismo
  • Protestantismo
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Diácono. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.