Fandom

Cristianismo Wiki

Cuius regio, eius religio

755 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Cuius regio, eius religio é uma frase em latim que significa, "De acordo com a sua região, sua religião". O princípio é tão velho como o Cristianismo de estado, estabelecido na Armênia e no Império Romano pelo Imperador Constantino.

Na Reforma Protestante, o velho princípio ganhou uma nova vida. Foi a terminologia usada no tratado de Paz de Augsburgo assinado em 1555 entre as forças do Sacro Imperador Romano Carlos V e as forças da Liga de Esmalcalda, que determinou um compromisso entre as forças luteranas e católicas na Alemanha.

A paz ofereceu a confirmação imperial do princípio que tinha sido promulgado na Confissão de Augsburgo de 1530. O princípio da Dieta de Augsburgo significava que os príncipes territoriais e cidades livres ganharam a liberdade de prescrever a fé local, o direito de introduzir a fé luterana (o jus reformandi) e direitos iguais no Sacro Império com estados católicos.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Cuius regio, eius religio. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória