Fandom

Cristianismo Wiki

Congregacionalismo

755 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Calvinismo
John Calvin.jpg
João Calvino
Bases históricas:

Cristianismo
Agostinho de Hipona
Reforma

Marcos:

A Institutio Christianæ Religionis de Calvino
Os Cinco Solas
Cinco Pontos (TULIP)
Princípio regulador
Confissões de fé

Influências:

Theodore Beza
Sínodo de Dort
Teologia puritana
Karl Barth

Igrejas:

Reformadas
Presbiterianas
Congregacionais


O regime de administração eclesiástica Congregacionalista é um sistema onde cada congregação local é independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. É a forma de governo mais comum em denominações como Anabaptistas, Igreja Batista, Igreja de Cristo no Brasil e obviamente a própria denominação que deu nome ao termo: a Igreja Congregacional

Congregacionalismo na InglaterraEditar

As primeiras manifestações históricas de comunidades congregacionais,se verificaram em Londres,em 1567 e 1568, com Richard Fytz. Em 1580 Robert Browne, um clérigo anglicano, junto com o leigo Robert Harrison organizaram em Norwich uma congregação cujo sistema era congregacionalista.

Isso acontecia pela insatisfação com a Reforma da Igreja Anglicana que gerou um grande número de dissidentes, esses dissidentes com o tempo foram agrupados em congregações autônomas e mais tarde em Convenções. Hoje fazem parte da Igreja Reformada Unida da Inglaterra.

Congregacionalismo nos Estados UnidosEditar

Os Congregacionalistas foram os pioneiros da colonização inglesa na América do Norte, onde fundaram as colônias Plymouth, Massachusetts e Connecticut, onde a estrutura da igreja congregacional era intimamente interligada com o governo civil colonial.

As primeiras universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Yale, e Dartmouth foram fundadas pelos congregacionais.

Devido ao próprio regime congregacionalista permitir a diversidade, a Igreja Congregacional Americana ficou sob influência de pensamentos humanistas, que gerou cismas como aquele que fez nascer a Igreja Unitária.

No século XX as igrejas congregacionais passaram por várias fusões e hoje a maioria são constituíntes da Igreja Unida de Cristo.


Congregacionalismo no BrasilEditar

O Congregacionalismo chegou ao Brasil em 1855,com a vinda do médico escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P.Kalley. Eles começaram um trabalho de evangelização e mais tarde fundaram, no Rio de Janeiro, a Igreja Evangélica Fluminense (11/07/1858), que mais tarde seria agrupada na União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, que junto com a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, constituem as duas principais e maiores fraternidades do congregacionalismo brasileiro, Possui doutrina calvinista e liturgia Reformada conservadora. Batizam adultos por aspersão.

Outros grupos congregacionalista brasileiros são:

Relações com outras denominaçõesEditar

Histórica e teologicamente as Igrejas Congregacionais fazem parte da família Calvinista e muitas das denominações são afiliadas com a Aliança Reformada Mundial, entidade que mantém a comunhão das denominações Reformadas, Congregacionais e Presbiterianas.

A diferença entre o Congregacionalismo e o Presbiterianismo está que o primeiro adota a crença da autonomia total das igrejas locais; não aceitam credos e confissões como regras de fé, mas como sínteses do pensamento comum de uma igreja; celebram o culto com espontaneidade em uma ordem estabelecida, mas sem fixar liturgias.

Congregacionalistas FamososEditar

Ver também Editar

Ligações ExternasEditar


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Congregacionalismo. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória