FANDOM


Pentecoste Giotto Padua.jpg

O Batismo no Espírito é muitas vezes comparado à experiência vivida por Maria e pelos apóstolos no dia de Pentecostes.

O cristão crê que o Espírito Santo é quem conduz as pessoas à fé em Jesus Cristo e é quem lhe dá a capacidade para viver uma vida Cristã plena e verdadeira. Ele é descrito na bíblia como um 'conselheiro' ou 'ajudante' (parakletos em Grego), guiando-os no caminho da verdade.

Nesse contexto, o Batismo no Espírito Santo é visto como uma experiência que normalmente decorre de um momento de oração e pela qual a pessoa adquire um novo e apurado senso de valor espiritual. A partir desse momento o Espírito Santo passa a orientar a vida da pessoa, confirmando verdades interiores e até modificando posturas diante dos homens e do mundo. De acordo com as escrituras, o 'Fruto do Espírito', (ou seja, os resultados da sua influência), incluem: "amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão e temperança" (cf. Gálatas 5:22).

A bíblia também fala que o Espírito Santo concede dons espirituais (ou seja, habilidades), tais como os dons de profecia, de curas e o de falar e/ou interpretar uma variedade de línguas, entre outros. Alguns acreditam que esses dons foram derramados apenas aos cristãos do tempo do Pentecostes, mas os proponentes do Batismo no Espírito acreditam que essas habilidades sobrenaturais são ainda hoje disponíveis. Assim, a efusão do Espírito Santo traria uma proliferação de eventos intuitivos (idéias, fatos, nomes, condutas, pensamentos), que são tomados como revelações divinas para os cristãos de hoje.

CatolicismoEditar

Segundo a teologia da Igreja católica, toda pessoa recebe o Espírito Santo por ocasião do sacramento do Batismo. A Igreja Católica não define a necessidade de um segundo batismo, conforme a profissão de fé do Credo Niceno: "Professo um só batismo para remissão dos pecados". O 'batismo no Espírito Santo' como entendido no contexto da Renovação Carismática Católica não é um sacramento, nem um requisito para a Salvação. Ele seria uma renovação do contato com Deus que fora adquirido originalmente pelo Batismo sacramental e um auxílio para uma vivência da fé mais próxima da anunciada no evangelho. Como o primeiro resultado deste 'batismo' haveria o desejo pela oração e pela vida na Igreja Católica Carismática. No contexto católico é comum a utilização do termo efusão do Espírito Santo para destacar o caráter não-sacramental dessa experiência. O Batismo pelo Espírito Santo surgiu dentro do catolicismo nos EUA. A RCC surgiu baseada no modelo evangélico pentecostal, que havia surgido com a Assembléia de Deus, a denominação da Igreja Evangélica que trouxe de volta ao cristianismo a crença do Batismo do Espírito Santo.

Pentecostalismo EvangélicoEditar

A crença do batismo no Espírito Santo resurgiu ao cristianismo quando a denominação evangélica Assembléia de Deus surgiu nos EUA. Os evangélicos pentecostais e alguns tradicionais crêem que o Batismo no Espírito Santo é manifesto pelo dom de línguas, geralmente línguas angelicais, dom de revelação, dom de poder, dom de inspiração, sendo citados na Bíbia sete dons. Este "revestimento de poder" capacita os cristãos para "continuarem a obra que Cristo começou". A literatura pentecostal disponível registra a história de grandes líderes cristãos que tiveram as suas vidas marcadas em determinado momento por este "Batismo", entre eles Charles Finney, Moody, Wesley e outros.

· João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo (Mt 3.11).

· O Senhor Jesus fez esta promessa (At 1.4,5,8).

· Esta foi a experiência dos apóstolos (At 2.1-4).

· Pedro disse que esta promessa era para todos os chamados por Deus (At 2.38). Muitos dizem que esta experiência foi só para o tempo dos apóstolos, e que hoje Deus não age mais assim. Mas isto não tem nenhuma base bíblica. O Espírito Santo é que dá poder. É o "motor" da Igreja ou seja sem ele a Igreja ficaria parada. O Batismo no Espírito Santo é a promessa é para todos os chamados de Deus.

· Também aconteceu para Cornélio e outros na sua casa (At 10.44-47).

Ver tambémEditar


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Batismo no Espírito Santo. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória