Fandom

Cristianismo Wiki

As sete igrejas do Apocalipse

755 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

As sete igrejas do Apocalispe, também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor ou As Sete Congregações de Revelação, são as Congregações das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Congregações, no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. Na Revelação, Jesus Cristo instrui o apóstolo João da seguinte forma:

«...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.» (Apocalipse 1:1)[1]

Devemos entender o termo "Congregações", neste contexto, como as comunidades cristãs que viviam nestas cidades e não necessariamente Congregações no sentido de templos, prédios ou construções, as quais foram construídas posteriormente para serem locais de reunião e culto.

As sete Congregações citadas são:

CitaçãoEditar

Das sete igrejas em Apocalipse, temos:

EfésoEditar

A primeira delas, precisava se arrepender, pois havia perdido o primeiro amor. Esse primeiro amor não está relacionado somente em amar a Deus (pois amar a Deus é fácil), mas também em amar as pessoas. Por isso é necessário ganharmos a experiência da segunda igreja, Esmirna.

EsmirnaEditar

Provação. Quando estamos em sofrimento, daí é que nós nos voltamos ao Senhor, valorizamos as reuniões, os grupos familiares, e até pedindo a oração dos irmãos, mas quando o sofrimento passa a nossa tendência é nos afastarmos de Deus e nos unirmos ao mundo.

PérgamoEditar

(Casamento com o mundo) e o resultado disso é nos tornarmos idólatras (Tiatira).

TiatiraEditar

Igreja de grandes obras, serviço, mas idolatra uma mulher (Jezabel), que engana ao filhos de Deus para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

SardesEditar

Porém Deus não desiste pois tem um propósito: ter uma expressão de Seu Reino na terra, e por meio de Sua luz separa aqueles que receberam a verdade e dá início então à Sua Restauração. Mas por essas verdades não serem praticadas, cessou-se então a obra de restauração e deu-se início as divisões, e a divisão não é uma obra do Espírito. A obra do Espírito consiste na unidade do Corpo de Cristo que está relacionada à Igreja em Filadélfia.

FiladélfiaEditar

(Amor de uns para com os outros). Filadélfia não tem como sustentação o ensinamento de homens. O que dá sustentação à igreja é o Nome e a Palavra. É o que precisamos conservar para que ninguém tome a nossa coroa, essa Igreja tem pouca força mas possue uma porta aberta que ninguém pode fechar.

LaodicéiaEditar

Por fim temos uma advertência: se perdermos a simplicidade com relação ao Nome e à Palavra, poderemos cair na condição de Laodicéia, que se achava rica e abastada, pois o Senhor precisa bater para entrar novamente, por está com a porta fechada.

Entre essas sete igrejas, cinco delas o Senhor adverte para que se arrependam de sua condição, mas Esmirna e Filadélfia não possuem tal advertência pois são igrejas que se arrependem.

NotasEditar

  1. Segundo a versão bíblica Ferreira de Almeida Atualizada


Ver TambémEditar


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em As sete igrejas do Apocalipse. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória