Fandom

Cristianismo Wiki

As origens históricas do antigo povo de Israel

755 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Povo de Israel é o nome dado aos antigos hebreus ,que de acordo com a tradição religiosa judaica,são descendentes de Abraão.A família assume aspectos tribais com os doze filhos de Jacó , também chamado de Israel,e vem a se tornar um povo após a libertação deste povo do Egito pelas mãos de Moisés e com a conquista de Canaã.Esta conquista de Canaã teria sido através da destruição de algumas cidades-estados, e da sujeição à escravidão de outras .Esta conquista teria se processado por 25 anos de forma mais ou menos gradual ,e não teria sido completa ,o que a religiosidade explica como sendo resultado da rebeldia do povo de Israel para com seu Deus.A base para a explicação religiosa da ocupação de Canaã encontra-se no Livro de Josué .

A Conquista de CanaãEditar

A conquista de Canaã é de importância vital dentro da história judaica. É com a conquista de Canaã ,que os hebreus deixam de ser um povo nômade para se tornar um povo com uma terra .Esta terra se tornaria na tradição posterior o elemento de união deste povo ,já que esta terra teria sido dada pelo próprio D-us.

No entanto ,além da teoria religiosa da ocupação (conforme vista no Livro de Josué) , há diversas outras teorias históricas para explicar como os hebreus conquistaram Canaã e como deixaram seu estado tribal para assumir uma identidade nacional.


Teoria da ocupação pacífica de Canaã-Modelo defendido por Albrecht Alt, Martin Noth, Manfred Weippert, Siegfried Hermann, Yohanan Aharoni e outros ,sustenta que a conquista de Canaã processou-se através de diversas correntes de imigração de grupos (que depois seriam unidos na época da monarquia israelita),das regiões inabitadas entre as cidades-estados cananéias.As batalhas eram apenas travadas quando havia confrontos entre estes grupos e as cidades cananéias.

Teoria da revolta-A teoria da revolta foi defendida por George Mendenhall e Norman K. Gottwald ,sustenta que o termo hebreu não se refere à um conjunto étnico , mas a uma situação de separação entre grupos de pessoas e a sociedade cananita.Mendenhal diz que camponeses revoltados contra a sociedade cananita e unidos através de um movimento religioso baseado na fé javista ,transcenderam as religiões tribais e puderam realizar entre si uma aliança de soliedariedade entre iguais.

Teoria da evolução pacífica e gradual- Esta teoria ,desenvolvida à partir da teoria da revolta ,origina-se do problema para estabelecer uma separação entre cananitas e israelitas ,já que seus padrões étnicos e culturais são semelhantes ,e apenas mais tarde irão diferenciar-se.

Ver tambémEditar

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em As origens históricas do antigo povo de Israel. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória