FANDOM


A Analogia do Relojoeiro é um argumento que procura demonstrar a existência de Deus de natureza estética, formalizado por William Paley no século XIX.

É um exemplo de argumento teleológico.

O título do livro O Relojoeiro Cego, por Richard Dawkins, é uma referência a esse argumento.

RefutaçõesEditar

Entre as refutações do Argumento do Relojoeiro estão a observação de que se trata de uma falsa analogia; a refutação a partir de sua natureza estética arbitrária; e a contra-argumentação de que um criador não-criado é uma idéia pelo menos tão arbitrária quanto a de um universo sem criador.


Andrej Rublëv 001   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Analogia do relojoeiro. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória